Kit de sobrevivência geek: o que incluir na mochila para férias e viagens curtas?
Verão é época de viagens e deslocamentos, e de arrumar muitas malas e mochilas. E decidir o que incluir, e o que deixar em casa, é sempre um desafio.
Quando falo em kit de sobrevivência, não quero desrespeitar os kits "de verdade". Mas os nossos vizinhos dos EUA, muito mais preocupados com terremotos, furacões e ataques terroristas, têm um termo que não tem tradução precisa para o português: é a go bag, uma mochila preparada previamente para ser levada e usada quando você tem que sair de casa às pressas devido a uma emergência, natural ou não.
Abrindo um breve parênteses no artigo, porque as go bags "de verdade" são um assunto interessante em si, veja alguns bons exemplos de guias de preparação de go bags:
- Go bag do 72hours.org - a defesa civil dos EUA geralmente demora 72h até começar a prestar socorro aos civis em geral em casos de desastre, portanto a recomendação é estar apto a "se virar" sem ajuda durante este período.
- Go bag da prefeitura de New York: depois de 11 de setembro, quem teria mais autoridade para falar sobre preparativos para evacuações em emergência?
- Hurricane go bag kit: Uma go bag caprichada, para preparação com tempo, levando em conta inclusive o conforto.
- Go bag paranóica: em 3 níveis, com recursos inclusive para comunicação por rádio.
Mas o kit de sobrevivência a que me refiro é diferente: é aquele conjunto de itens que você desejaria levar para uma viagem curta a serviço, ou mesmo para passar 10 dias na sua casa de praia e estar preparado pras tardes de chuva, mantendo contato com o estilo de vida geek. O que você levaria?
Espero os seus comentários, realistas ou mesmo considerando a solução ideal/utópica. Veja abaixo algumas referências e a minha resposta pessoal.
O site litwack.org tem uma referência para a preparação de um kit de sobrevivência geek com componentes baratos (estilo camelô), para você se preocupar menos com o valor dos itens que transporta e eventualmente deixa no quarto do hotel ou na casa de praia.
O meu kit geek se baseia no do litwack, mas preferi usar só itens que eu realmente tenho à mão, e não criar algo utópico. Nos casos em que couber a comparação, menciono também os itens do litwack que eu substituí ou deixei de fora. Vamos ao kit:
- Treo 650, com fone de ouvido e carregador: Este smartphone, que eu já analisei aqui no Efetividade, é quase um kit de sobrevivência geek em si mesmo, principalmente se estiver acompanhado de um cartão SD com boa capacidade (1GB já dá). Onde há sinal, ele permite telefonar, acessar a web, acompanhar e responder e-mails e até postar em blogs ;-) E independente de sinal, ele pode levar ebooks, música MP3, jogos e referências (sua agenda telefônica, por exemplo), tirar fotos VGA e até gravar pequenos vídeos - servindo portanto como telefone, terminal de acesso à Internet, mp3 player, ebook reader, videogame e câmera. Se eu tivesse um daqueles teclados dobráveis para Palm, como o que eu testei há alguns meses, eu levaria também.
- Câmera digital de 2 megapixels, com pilhas: Embora eu use normalmente uma câmera mais recente e de melhor capacidade, tenho guardada uma câmera digital de 3 anos atrás, e concordo com o litwack: se a mochila vai ficar no quarto do hotel ou na casa de praia toda aberta, é muito melhor para a minha paz de espírito se os itens não forem os mais caros. E com a câmera de 2 megapixels dá para tirar fotos suficientemente boas. Não levo o carregador, que é muito volumoso e pesado. Se as pilhas que eu levo acabam, compro outras descartáveis.
- Bloco e canetas: nenhum instrumento tecnológico é melhor para anotar a lista de compras, um bilhete rápido ou aquela ideia brilhante que você teve na volta da praia.
- Notebook, placa Vivo Zap e trava de notebook: Se a viagem for a serviço, é imprescindível. Se não for, aí tem que parar pra pensar.
- Lanche: barras de energéticos ou outros alimentos com boa reposição de energia, fácil digestão e que não derreta, não deforme e nem estrague com facilidade. Chiclete sem açúcar e que não faça barulho na caixa quando você anda.
- Água: Em deslocamentos, vale a pena levar consigo água, ou outro líquido hidratante que você consiga tomar mesmo se estiver na temperatura ambiente. Uma boa mochila tem lugar para levar a garrafa do lado de fora (a minha tem).
- Suprimentos médicos: os remédios que você toma regularmente ou ocasionalmente, e mais analgésicos, antitérmicos, pastilhas para dor de garganta, band-aids, gaze+esparadrapo, lenços de papel, desodorante, pasta e escova de dentes, fio dental, e outros itens que você possa precisar. Coloque os itens de pouco uso em uma caixa metálica ou tupperware (o menor possível), e os demais dentro de um plástico selado.
- Ferramentas básicas: eu levo um canivete MiniChamp da Victorinox no bolso, e o meu Swisscard Lite na mochila. O Swisscard já inclui lanterna, mas na mochila ainda tem mais um chaveiro com led que complementa bem. Levo também um leitor de cartões, que basicamente transforma o SD do Treo e o MMC da câmera em pen drives, e ainda permite acesso às fotos e MP3 deles em qualquer PC que eu encontre pelo caminho, ou no notebook, se eu levar. Dois comentários do post do litwack recomendam também a mini-ferramenta Swiss Tech Micro-Pro XL, da qual é fácil encontrar versões "genéricas" em lojas de presentes no Brasil.
- A mochila em si: Hoje eu uso uma Targus 15" em nylon impermeável, com compartimento grande para notebook e espaço exclusivo pro Treo (na alça) e pra garrafa de água (externo). Ela é reforçada e razoavelmente impermeável, mas mesmo assim levo um saco de lixo GRANDE para temporais mais fortes ou mais longos do que a minha confiança na impermeabilidade.
- Papéis: Alguns cartões de visitas vão bem. Pense também em um plano B razoável: caso roubem sua carteira num baile de carnaval, você vai gostar de ter na mochila cópias dos documentos essenciais, dinheiro suficiente para emergências, cartão telefônico.
Com o kit acima eu acho que posso continuar sendo geek por tempo indeterminado, desde que vá repondo os itens que acabarem, e tenha suprimento adequado de eletricidade e sinal de celular para voz e dados. A mochila adicional pras roupas e outros itens não-geeks também é importante ;-) E na hora de viajar de avião, você provavelmente vai querer levar a mochila geek como bagagem de mão, portanto tire dela antes os itens que possam dar problema na inspeção, como as ferramentas e canivetes, e despache junto com o restante da bagagem.
Sua vez: que itens geeks você leva ou gostaria de levar em viagens?
Comentar
Comentários arquivados